LGPD e compliance. Quais os desafios para as empresas contábeis?

O FENACON Talks dessa semana traz um tema de grande relevância para o setor empresarial, especialmente no que diz respeito à contabilidade: Os desafios para as empresas contábeis acerca da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e compliance

O FENACON Talks dessa semana traz um tema de grande relevância para o setor empresarial, especialmente no que diz respeito à contabilidade: Os desafios para as empresas contábeis acerca da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e compliance. Participaram da conversa o presidente da FENACON, Sérgio Approbato, e o sócio da Comp9, Sérgio Woisky.

“O critério da guarda de documentos de terceiros já é uma realidade no nosso setor, mas eu percebo que uma grande maioria das empresas contábeis não têm ainda a noção da importância que elas têm perante seu cliente e da necessidade de fazer um excelente trabalho nessa questão da LGPD”, reconheceu o presidente Sérgio Approbato.

Diante desse cenário, Sérgio Woisky enxerga dois grandes desafios. O primeiro é a adequação dos escritórios contábeis a essa realidade dinâmica e digital, além de ser necessário entender a legislação e como colocá-la em prática. Outra questão desafiadora é a comunicação entre os escritórios e seus clientes.

“Ainda se vê muitos escritórios contábeis usando métodos bem tradicionais: mandando (documento) impresso por motoboy, email ou Whatsapp, transferindo arquivos de um lado para o outro. Isso, geralmente, não traz muita segurança”, enfatizou o convidado.

Sérgio Woisky possui mais de 18 anos de experiência em projetos de Risco e Compliance no Brasil e exterior e implantou Programas de Compliance em construtoras, empresas de serviços e indústrias.

A Comp9 desenvolve projetos e consultoria em Programas de Risco e Compliance com implantação de códigos, políticas e controles que efetivamente suportem a empresa na redução dos riscos regulatórios de imagem e reputação. Associados ao Clube + FENACON ganham 5% de desconto na mensalidade.